Mari Colatino: Squash: O Esporte Recorde em Queimar Calorias
Image Map

Squash: O Esporte Recorde em Queimar Calorias

O post de hoje é uma boa dica para quem busca um esporte extremamente dinâmico, divertido e o melhor: recorde em queimar calorias e definir os músculos. Isso mesmo, uma hora de squash é suficiente para queimar 1.000 calorias. Bom demais, hein?
O bom mesmo é se exercitar com prazer e diversão, porque nem todo mundo tem paciência de correr uma hora na esteira, e eu sou uma dessas pessoas! Já tentei correr no parque pra ver se dava certo e a ideia não durou muito tempo... Na academia, esteiras e bicicletas nunca foram o meu forte, fico entediada rapidamente e parto logo para a musculação... Ou seja, nunca tive paciência para criar uma rotina de exercícios aeróbicos. Quanto aos esportes, também nunca fui muito adepta. No colégio joguei basquete e fiz natação, e só! Bom, tudo isso mudou quando comecei a praticar squash! Além de me divertir, de quebra tonifico o corpo, queimo calorias e volto pra casa com a maior sensação de bem estar! Benditos sejam os ingleses, inventores desse esporte!

Para entender um pouco, segue um esquema da quadra:


Regras: 

Saque: Para o saque ser bom, é preciso acertar acima da linha de saque e abaixo da linha que delimita a quadra. O sacador precisa ter pelo menos um dos pés dentro do quadrado do saque. Se pisar na linha na hora que estiver sacando, perde o saque. O saque também não poderá voltar para o mesmo lado do sacador, deve-se sacar e a bola voltar pro lado do adversário.

Jogo: Depois de um saque bom os jogadores alternam o direto de bater na bola até um deles errar. A bola precisa bater obrigatoriamente na parede frontal, acima da lata e abaixo da linha delimitadora. Para chegar à parede frontal, a bola pode bater nas outras paredes (sem bater no chão). Perde o ponto quem deixar a bola cair e não rebater. A bola não pode quicar mais de uma vez no chão. Também perde ponto quem sacar errado, se a bola bater primeiro em uma das paredes laterais, se a bola ou raquete bater no adversário. (há outras regras, mas basicamente é isso)

Contagem de Pontos:

  • Standard: até aos 9 pontos; um jogador ganha um ponto sempre que ganhar uma jogada em que serviu; quando o jogos estiver a 8-igual, o jogador que recebe pode escolher Set One (acabar aos 9) ou Set Two (acabar aos 10). Este é o sistema britânico.
  • PARS ou PAR15: até aos 15 pontos; um jogador ganha um ponto sempre que ganhar uma jogada; quando um jogo estiver 14-igual, o jogador que recebe pode escolher Set One (acaba aos 15) ou Set Three (acaba aos 17). É o sistema americano.
  • PAR11: um jogador ganha um ponto sempre que ganhar uma jogada; o jogo só termina quando um dos jogadores tiver uma vantagem de dois pontos a partir, inclusive, dos 11.

  • *Eu jogo pelo sistema americano: PAR15

     Minha Dunlop :) - Dunlop é a marca que desenvolve as melhores e mais modernas raquetes de squash (também fabrica raquetes de tênis). Uso e recomendo! 

    Preparada para o jogo! Vamos que vamos!!!

    Benefícios para quem pratica squash:

  • Elevado gasto calórico;
  • Combate o stress;
  • Desenvolve a coordenação motora;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Trabalha a lateralidade e dominância lateral;
  • Melhora a capacidade aeróbia;
  • Constrói uma boa resistência muscular;
  • Desenvolve a concentração;
  • Ajuda na capacidade de tomadas de decisões;
  • Aprimora o lado emocional do praticante. 

  • Espero que vocês tenham gostado e entendido um pouco mais sobre esporte que eu tanto curto. Se tem vontade de praticar, aconselho que não perca tempo, pois já viu que são inúmeros os benefícios, né?

    Acho que por hoje é só!

    Beijo grande :*

    Fontes:


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário